Alimente sua alma. Inspire Sonhos!
Telefone
“A escassez de profissionais negros na moda é gritante”, por Nérida Cocámaro

Por Nérida Cocámaro

Aprendi desde muito cedo o significado de amor e respeito. Meus pais sempre deixaram bem claro a minha posição enquanto pessoa negra dentro da sociedade (machista e racista) e como isso influenciaria a minha vida. Nunca esconderam de mim questões como racismo e preconceito, porém, sempre me ensinaram a ser forte, a sonhar e não desistir de nada por conta de pessoas ruins.

Cresci dentro de um lar amoroso e essas sementes plantadas em mim na infância florescem até hoje, me lembrando todos os dias de que sou capaz de atingir patamares altos, de vivenciar meus sonhos, ter um crescimento profissional e pessoal sem precisar passar por cima de ninguém, apenas com meu esforço e dedicação.

Sou modelo há quatro anos, estou inserida em um mercado disputado e na maioria das vezes bem ingrato. Atualmente, meu trabalho vai totalmente de encontro com a questão de resistência e autoaceitação.

Viver da arte no Brasil já é difícil. E quando você é mulher e negra, o grau de dificuldade aumenta em 100%. A escassez de profissionais negros na moda é gritante, apesar de uma melhora de uns anos pra cá, não enxergamos a diversidade que tanto o Brasil diz ter nas passarelas, nos editoriais, nas revistas etc.

Foto: Santiago Carlucci/ Dresscoração

Foto: Santiago Carlucci/ Dresscoração

Meu intuito é mudar esse cenário, representar meu povo que é maioria no país.

Desejo ver mais mulheres negras na moda, nas faculdades, em cargos de grande importância.

Ver homens negros sendo reconhecidos pelo seu trabalho, pela sua inteligência.

Quero os “meus” fora das estatísticas de genocídio.

O direito de ir e vir que constantemente nos é tirado.

Quebrar as barreiras do racismo que impedem meus irmãos de seguirem suas vidas.

Ver as crianças sonhando com seu futuro, sem ter medo.

Resistimos todos os dias, lutamos todos os dias, somos tentados, julgamos, muitas vezes humilhados, mas permanecemos firmes!

 

Foto de destaque: Alvanir Santos

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *